Norma da Receita Federal pode facilitar penhora de criptomoedas

Norma da Receita Federal pode facilitar penhora de criptomoedas

TJ-SP já admitiu a possibilidade, mas negou bloqueios por dificuldades na execução

Por Adriana Aguiar — De São Paulo

14/02/2020 05h01  Atualizado há 3 horas

A norma da Receita Federal que obriga o fornecimento por corretoras (exchanges) de informações sobre operações com criptomoedas – como os bitcoins – deve facilitar a vida de credores que buscam a penhora desses ativos. Até então, era difícil localizá-los. Em três casos, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) admitiu a possibilidade, sem, porém, determinar os bloqueios.

 

“(…) Os sistemas usados pelos juízes para localizar bens ainda não alcançam os bitcoins, segundo o advogado Rodrigo Rigo Pinheiro, do Leite, Tosto e Barros Advogados. No Bacen Jud, por exemplo, o juiz pode ter acesso, por meio do Banco Central, a qualquer conta bancária do devedor em qualquer banco.

“Contudo, com relação aos bitcoins ainda não existe um poder centralizador dessas operações. Mesmo que existam corretoras nacionais ou internacionais, essas criptomoedas podem estar em qualquer lugar do mundo”, diz. Para ele, porém, por meio da nova instrução normativa da Receita, haverá novas informações relacionadas à titularidade desses bitcoins, que podem melhorar essas buscas.(…)”

Leia mais

https://valor.globo.com/legislacao/noticia/2020/02/14/norma-da-receita-federal-pode-facilitar-penhora-de-criptomoedas.ghtml


Posts relecionados

Verba da Lava Jato para Amazônia ficou com a defesa

Para Alessandra Cardoso, assessora política do Inesc, a concentração de recursos comete um...

Audiências virtuais em processos trabalhistas causam polêmica

Advogados que atuam na área têm visões diferentes sobre alternativas para a manutenção...

Fale conosco

Endereço
Rua Wisard, 23 – Vila Madalena
São Paulo/SP
Contatos

(11) 3093 2021
(11) 974 013 478