Webinar aborda Compliance e Programas de Integridade no MA

Webinar aborda Compliance e Programas de Integridade no MA

Sebrae estadual participa de evento online promovido pela OAB e demais parceiros institucionais.

As temáticas do Compliance e de Programas de Integridade em setores público e privado serão assuntos em destaque do I Congresso Virtual de Compliance do Maranhão, sob o tema “Compliance: visão técnica e prática dos mais diversos setores”. O evento, que acontece a partir desta segunda-feira (25) e prossegue até sexta-feira (29), é realizado pela Ordem dos Advogados Maranhão (OAB-MA), por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA), em parceria com o Sebrae estadual, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e apoio do Escritório Ribeiro e Medeiros Advogados e FAITH Consultoria e Compliance.

Destinado a advogados, profissionais de compliance, empresários, gestores, funcionários, agentes públicos das mais diversas áreas e estudantes, o Congresso vai discutir aspectos legais e práticos sobre o programa de Compliance sob a perspectiva dos mais diversos setores (Ministério Público, Advocacia, Empresas Públicas, órgãos de Controle e etc). As palestras online acontecem das 17h às 20h, pela plataforma Zoom, sendo retransmitido simultaneamente pelo canal do YouTube da OAB-MA, além dos canais das entidades parceiras.

Por ser um evento online, permitindo assim o uso de múltiplas plataformas, o congresso não terá limite de público. Entretanto, há 500 vagas para quem deseja receber o certificado de 15 horas. Os interessados devem se inscrever gratuitamente pelo site  www.oab.org/esa

Temáticas

O I Congresso Virtual de Compliance do Maranhão traz ao longo desses cinco dias temáticas da área do Compliance e Integridade Corporativa, tais como: “A importância da Reputação para as Corporações”, “O Compliance, a anticorrupção e o Ministério Público”, “Compliance Eleitoral-Partidário no Brasil”, “Boas Práticas de integridade nas relações público-privadas em tempos de pandemia”, “A importância do Sistema de Integridade nas MPE’s”.

Nomes como Matheus Cunha (professor da Lec Academy), Cláudio Rebelo Correia Alencar (CAOp-ProAd), Leylane Maria da Silva (superintendente da CGU-MA), Gilberto Socoloski Jr. (gestor do Programa Empresa Íntegra – Sebrae Nacional), dentre outros grandes expoentes da cultura do compliance irão mostrar como a difusão dessa prática é importante nos ambientes corporativos, de modo a implantar e manter um padrão ético, com redução de riscos, ganho de eficiência e geração de valor ao negócio e às relações com seus stakeholders.

Programação

Segunda-feira, 25

17h – Abertura: Comissão de Compliance da OAB e Parceiros

17h30 – Programa de Compliance vs. Sistema de Integridade: cultura organizacional e conduta ética by default.

Dr. Matheus Cunha, sócio da T4 Compliance e professor na LEC.

18h30 – A importância da Reputação para as Corporações.

Dr. Pablo Machado, diretor executivo de Relações e Gestão Legal da Suzano S.A.

19h30 – Ferramentas para Implantação do Programa de Integridade – Case Equatorial Energia.

Dra. Erika Wilza, gerente corporativa de Contencioso e Compliance da Equatorial Energia S.A., advogada, especialista em Gestão Empresarial e em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV.

Terça-feira, 26

17h – O Compliance, a anticorrupção e o Ministério Público.

Dr. Claudio Rebelo Correia Alencar, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa (CAOp-ProAd) do MPMA.

Dr. Marco Aurélio Batista Barros, promotor da Probidade Administrativa do MPMA;

18h – Boas Práticas de integridade nas relações público-privadas em tempos de pandemia.

Dra. Leylane Maria da Silva, superintendente da CGU no Maranhão;

Dr. Wellington Resende Silva, auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União, coordenador do Núcleo de Ação de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção da CGU-Regional/MA.

19h – Compliance Eleitoral-Partidário no Brasil.

Dr. Emmanuel Fonseca de Souza, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PI.

Quarta-feira, 27

17h – Sistema de Compliance em empresas públicas: o caso de sucesso da Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP.

Dr. Rodrigo Desterro, compliance officer na EMAP.

18h – Sistema de Compliance em empresas privadas: o caso de sucesso da Cirúrgica Fontelles.

Dr. Bruno Fontelles, diretor executivo da Cirúrgica Fontelles, primeira empresa maranhense a obter certificação ISO 37.001:2018 (Sistema de Gerenciamento Antissuborno).

19h – A importância do Sistema de Gestão de Riscos.

Dr. José Ribamar Dourado Filho, diretor da Faith Consultoria e Compliance, especialista em Gestão de Riscos.

Quinta-feira, 28

17h – A importância do Sistema de Integridade nas MPE’s.

Dr. Albertino Barros Leal, Superintendente do SEBRAE/MA;

Dr. Gilberto Socoloski Jr., SEBRAE Nacional;

18h – Compliance em meio ao caos.

Dra. Marisselma Santana, Diretora associada da S2S e especialista do Inmetro para avaliação de organismos certificadores de sistemas de gestão de Compliance, antisuborno, meio ambiente em indústrias;

19h – Compliance Trabalhista em tempos de crise.

Thassya Prado, advogada trabalhista empresarial. Sócia da OneStep Escola Executiva e professora da Academia de Compliance.

Sexta-feira, 29

17h – A importância do controle interno para a eficiência da gestão pública.

Dr. Jackson dos Santos Castro, Controlador Geral do Município de São Luís/MA;

18h – Construindo um plano de implementação para a LGPD.

Dra. Maria Fernanda Hosken Perogini, mestre em Propriedade Intelectual e Inovação (INPI), gestora da área de Privacidade e Proteção de Dados do Nelson Wilians e Advogados Associados.

19h – A estruturação do Programa de Compliance.

Dr. Flávio Moura Fé Lima, presidente da Comissão de Compliance e Boas Práticas da OAB/MA, Líder na Implantação e Auditor Interno da norma ISO 37.001:2018 (Sistema de Gestão Antisuborno).


http://www.ma.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/MA/webinar-aborda-compliance-e-programas-de-integridade-no-ma,cfa86b0a11d42710VgnVCM1000004c00210aRCRD


Posts relecionados

Justiça revoga prisão de ex-secretário do governo Manga

Rodrigo Onofre foi preso preventivamente durante a Operação Noteiras, que investiga sonegação fiscal,...

Logo Conjur
Ministro Nefi Cordeiro, da 6ª Turma do STJ, anuncia aposentadoria

Advogados prestam homenagens ao ministro, que anunciou sua aposentadoria em sessão de julgamento...

Fale conosco

Endereço
Rua Wisard, 23 – Vila Madalena
São Paulo/SP
Contatos

(11) 3093 2021
(11) 974 013 478