Logo Valor

Voto do relator contra o ITCMD não beneficiaria todos os contribuintes

Voto do relator contra o ITCMD não beneficiaria todos os contribuintes

Dias Toffoli entende que decisão só poderia ter efeito após publicação de acórdão

Por Joice Bacelo

O julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) em que se discute a possibilidade de os Estados tributarem doações e heranças de bens localizados no exterior tem apenas dois votos e só esses já estão causando um grande alvoroço no meio jurídico. O motivo está na “modulação de efeitos” sugerida pelo relator, o ministro Dias Toffoli. Ele votou contra a cobrança, mas propôs que a decisão tenha efeitos somente para as transferências que ocorrerem depois da publicação do acórdão.

Toffoli já tem o apoio do ministro Edson Fachin. Eles são os únicos que têm votos nesse processo. O julgamento havia se iniciado na última sexta-feira, por meio do Plenário Virtual, e foi suspenso no fim de semana por um pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes.

(…)

“Traz muita preocupação para a advocacia tributária. Acende diversos alertas. Seja porque essa modulação acaba privilegiando leis inconstitucionais, seja porque há uma série de decisões ainda pendentes na Corte e que, se esse entendimento prevalecer, podem seguir pelo mesmo caminho”, diz Tiago Conde, sócio do escritório Sacha Calmon.(…)

Leia aqui a íntegra


Posts relecionados

Liberdade de expressão: importância e limites

Cada indivíduo, tem o direito de estar no mundo. E estar no mundo...

Para juristas, caso de Onyx alivia pena de caixa 2

Criminalistas e constitucionalistas explicam aspectos relacionados à viabilidade e valores de acordos de...

Fale conosco

Endereço
Rua Wisard, 23 – Vila Madalena
São Paulo/SP
Contatos

(11) 3093 2021
(11) 974 013 478