STF reverte ações do CNJ e vira saída de juízes punidos

 

STF reverte ações do CNJ e vira saída de juízes punidos com irregularidades

Com a mudança de entendimento do Supremo em 2020, foram apresentados pedidos para reverter punições, mesmo em casos em que a revisão já havia sido negada

22.mai.2023 às 12h05

José Marques

Responsável por julgar ações contra o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e o CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), o STF (Supremo Tribunal Federal) tem sido a principal esperança de juízes e procuradores que tentam reverter punições administrativas aplicadas pelos órgãos.

[…]

“Se não coubesse o mandado de segurança, mas apenas uma ação ordinária, o ato seria discutido na Justiça Federal de primeira instância”, diz a advogada e juíza federal aposentada Cecília Mello.

“Havia, sim, uma insegurança jurídica porque atos similares poderiam estar sendo avaliados de forma diferente nas instancias ordinárias da Justiça Federal e no Supremo.”

[…]

O doutor em direito José Miguel Garcia Medida afirma que “com poucas palavras, pode-se dizer que o Supremo entende que o CNJ e o CNMP, por conta da posição que ocupam, devem ser processados no STF”. A exceção são ações sobre atos normativos do CNJ, como contratos, que não são de responsabilidade Supremo.

[…]

Confira a íntegra na Folha de S. Paulo


Posts relecionados

Diretor da Prevent Senior fala sobre a COVID-19

Pedro Batista Júnior, médico e diretor-executivo da Prevent Senior, falou sobre o tratamento...

Subsídios para combustíveis fósseis crescem 16%

Subsídios voltados para os produtores e consumidores de derivados de combustíveis fósseis somaram...

Fale conosco

Endereço
Rua Wisard, 23 – Vila Madalena
São Paulo/SP
Contatos

(11) 3093 2021
(11) 974 013 478