STF e o limbo dos motoristas de aplicativo

STF e o limbo dos motoristas de aplicativo

O STF manteve a suspensão nacinal dos julgamentos que discutem fraudes em contratos de prestação de serviços terceririzados. A decisão do ministro Gilmar Mendes, contudo, deixou de fora um grupo específico e emblemático: os motoristas de aplicativo.

Enquanto o país aguarda o julgamento definitivo das regras gerais, as ações que envolvem plataformas digitais como Uber e 99 seguirão seu curso, criando um cenário de incerteza. A justificativa é que esses casos têm “peculiaridades fáticas e jurídicas” e serão analisados à parte.

Para a advogada Gisela Freire, sócia do Peixoto & Cury Advogados, a medida pode gerar um efeito colateral indesejado. “Apesar das nuances dessas relações, as ações dos motoristas discutem pontos centrais, como vínculo empregatício e competência da Justiça do Trabalho. Manter esses processos correndo, enquanto o tribunal não define os parâmetros gerais, é arriscado e pode resultar em decisões conflitantes”, avalia.

Leia em VEJA


Posts relecionados

A PEC Kamikaze e o novo calote dos precatórios

Confira o artigo de Daniel Corrêa Szelbracikowski, no Gazeta do Povo

Logo Valor
Governo veta fim da ‘saidinha’ de presos para visita familiar

Bruno Borragine, sócio do Bialski Advogados, falou ao Valor Econômico

Fale conosco

Endereço
Rua Wisard, 23 – Vila Madalena
São Paulo/SP
Contatos

(11) 3093 2021
(11) 974 013 478