Regime de qualificação de jovens tira proteção previdenciária

Regime de qualificação de jovens tira integrantes de proteção previdenciária

Especialistas criticam ausência de alternativa para inclusão na seguridade social do Requip

Por Mariana Ribeiro — De Brasília

Embora vise incentivar a inserção de jovens no mercado de trabalho, o Regime Especial de Qualificação e Inclusão Produtiva (Requip) priva os participantes da rede de proteção previdenciária e, na prática, não há expectativa de que o trabalhador opte pela contribuição facultativa para a Previdência, apontam especialistas. O programa foi inserido na Medida Provisória (MP) 1045, que prorroga o programa de redução de jornada e de suspensão de contratos e promove uma minirreforma trabalhista.

Não há um vínculo de emprego e ficará a critério do trabalhador contribuir para Previdência por conta própria – o que, na visão dos especialistas, não ocorrerá. “É uma possibilidade de contribuição facultativa para um regime precarizado. A pessoa não vai tirar dinheiro de seu orçamento contado para fazer contribuição previdenciária”, disse Raphael Sodré Cittadino, presidente do Instituto de Estudos Legislativos e Políticas Públicas (IELP). “Isso prejudica o crescimento do ‘bolo’ previdenciário e o acesso do trabalhador à Previdência no futuro”, completou.

Para Cittadino, a MP representa “uma das mais drásticas” mudanças trabalhistas realizadas, comparável à reforma trabalhista, de 2017, e está tramitando sem o devido debate.

Leia na íntegra: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/08/16/regime-de-qualificacao-de-jovens-tira-integrantes-de-protecao-previdenciaria.ghtml


Posts relecionados

Seminário de Direito Tributário da Fecomércio MG

O tributarista André Mendes Moreira, sócio do Sacha Calmon - Misabel Derzi, é um dos...

Quais são os impostos cobrados pelos fundos imobiliários?

João Claudio Leal falou Inteligência Financeira sobre a taxação de investimentos imobiliários

Fale conosco

Endereço
Rua Wisard, 23 – Vila Madalena
São Paulo/SP
Contatos

(11) 3093 2021
(11) 974 013 478