Logo Valor

Reestruturação atinge 20% das empresas que desistiram de IPO

Reestruturação atinge 20% das empresas que desistiram de IPO

Com aperto monetário, companhias que não conseguiram abrir capital em 2021 e 2022 tentam alongar

Por Fernanda Guimarães e Mônica Scaramuzzo — De São Paulo

Um quinto das cerca de 90 empresas que tentaram abrir capital na bolsa brasileira entre 2021 e 2022 e tiveram seus planos frustrados está em processo de reestruturação de dívidas, segundo levantamento realizado pelo Valor. Esse retrato reflete um cenário de aperto monetário que fez desandar a situação financeira de muitas empresas, contexto piorado diante de um mercado de capitais que se tornou muito mais restrito neste ano, não só em renda variável, mas também em de renda fixa, com os eventos de corporativos de Americanas e Light.

[…]

Olhando em retrospectiva, Roberto Zarour, responsável pela área de reestruturação do escritório Lefosse, analisa que as companhias que tinham dívidas e buscaram a alternativa do mercado de capitais seguiram três caminhos distintos naquele momento. Uma parte conseguiu acessar a bolsa e ganhou, com isso, fôlego financeiro. No segundo grupo estão as empresas que não seguiram com o IPO porque não aceitaram dar desconto em relação ao preço pretendido diante de pressão de investidores. Uma terceira leva, por fim, perdeu a janela e teve de retirar os planos da oferta. “Um grupo já estava buscando readequar sua estrutura de dívidas e enxergou de forma legítima uma capitalização via oferta de ações.”

 

Parte das companhias que desistiram do IPO, segundo Zarour, está com vencimentos pesados no biênio de 2023 e 2024, como resultado da flexibilidade de pagamentos oferecida pelos bancos durante o período mais agudo da pandemia. “Mas a conta chegou e, com isso, parte dessas empresas precisou buscar processos formais de reestruturação”, afirma.

[…]

Confira a íntegra no Valor Econômico 


Posts relecionados

Logo Estadão
Fim do voto de qualidade: Carf deixa de ser tribunal de passagem

Há quem defenda que esta alteração normativa deva ser levada ao STF, ao...

Fale conosco

Endereço
Rua Wisard, 23 – Vila Madalena
São Paulo/SP
Contatos

(11) 3093 2021
(11) 974 013 478