Rachel Sheherazade sofre nova derrota em processo contra o SBT

Rachel Sheherazade sofre nova derrota em processo contra o SBT

De Splash, em São Paulo

 

O que aconteceu

A 1ª turma do STF manteve a decisão monocrática de Alexandre de Moraes, que já havia decidido que não há vínculo de emprego entre a jornalista e a emissora. Em julgamento virtual, o ministro Flávio Dino foi vencido. Ele votou pela reforma da decisão de Moraes e pela validação do vínculo empregatício entre Sheherazade e o SBT. Moraes manteve o mesmo entendimento, acompanhado de Cármen Lúcia, Luiz Fux e Cristiano Zanin.

Em dezembro, Moraes havia derrubado decisão do Tribunal Regional do Trabalho que obrigava a emissora a indenizar Sheherazade. Foi o próprio SBT quem levou a questão à corte superior, após ser condenado no TRT. Em sua decisão, Alexandre de Moraes escreveu:

“Com base no art. 161, parágrafo Único, do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal, julgo procedente o pedido de forma que seja cassada a sentença impugnada e, desde logo, julgo improcedente a ação trabalhista.”

Procurado por Splash, o SBT disse que não comentará a decisão. Rachel Sheherazade também foi procurada. Assim que houver retorno, o texto será atualizada.

Segundo o advogado Ronan Leal Caldeira, head trabalhista no GVM Advogados, a decisão não é novidade no STF. “O Tribunal validou, assim, a terceirização de atividade-fim e negou a existência de vínculo empregatício entre contratos de prestação de serviços de mão-de-obra — tratado pela Justiça do Trabalho como ‘pejotização’.”

O que aconteceu

Sheherazade processou o SBT para ter seu vínculo de emprego reconhecido. Contratada como pessoa jurídica, ela não teria recebido benefícios como décimo terceiro, férias e FGTS, além dos reajustes salariais. A princípio, ela exigia uma indenização de cerca de R$ 20 milhões — mas o valor foi reajustado pela Justiça.

A emissora, por sua vez, nega que a jornalista tenha sido sua funcionária. No processo, afirma ter estabelecido com ela uma relação jurídica “sem qualquer subordinação ou exclusividade”. No ano passado, o SBT foi condenado a pagar a indenização — e foi essa a decisão que o STF reverteu agora.

Ela também processa a emissora por danos morais. Em 2017, no palco do Troféu Imprensa, Silvio Santos disse a Sheherazade que ela não foi contratada para dar opiniões políticas: “Chamei para você continuar com a sua beleza, e com a sua voz, para ler as notícias no teleprompter e não foi para você dar a sua opinião”.

 

Fonte: Splash UOL


Posts relecionados

Passageiros de Congonhas vão começar a perceber melhorias em 2023

Mudanças de sinalização e mobiliário seriam feitas já no início da concessão

IPTU Verde dá descontos para práticas sustentáveis

Advogados analisam imposto que concede desconto no IPTU para contribuintes que adotam práticas...

Fale conosco

Endereço
Rua Wisard, 23 – Vila Madalena
São Paulo/SP
Contatos

(11) 3093 2021
(11) 974 013 478