Logo Valor

Programa ‘Floresta +’ pode deturpar projeto inicial, adverte o Inesc

Programa ‘Floresta +’ pode deturpar projeto inicial, adverte o Inesc

Projeto piloto priorizava agricultores familiares, comunidades indígenas e tradicionais

Por Camila Souza Ramos

O Programa Floresta + e sua modalidade Programa Floresta + Carbono, anunciados pelo Ministério do Meio Ambiente como as políticas que executarão os recursos do Fundo Verde para o Clima (GCF, na sigla em inglês), estão se distanciando do projeto-piloto apresentado pelo país em 2018, que corre risco de “deturpação”, alertou o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc).

A redução do desmatamento na Amazônia entre 2014 e 2015 assegurou ao programa US$ 96,4 milhões do GCF. Os recursos, que estão hoje com o PNUD, serão aplicados em mecanismos de pagamento por serviços ambientais. O Brasil foi o primeiro país a receber recursos do fundo ao diminuir as emissões causadas pela destruição de florestas.

(…)

Segundo o instituto, o Programa Floresta + Carbono tem uma “fraca” menção a esses grupos. Até agora, os anúncios e regulações do programa apontam como potenciais beneficiários quaisquer proprietários de terra, independentemente de seu tamanho, observou Alessandra Cardoso, assessora de políticas públicas e direitos socioambientais do Inesc. “Os grupos indígenas sequer estão sabendo do dinheiro”, disse.

Leia aqui a íntegra


Posts relecionados

STJ divide advogados ao obrigar Google a revelar dados

Caso Marielle: Advogados comentam decisão do STJ para que Google apresente dados de...

“A China não vê o Brasil só por um mandato de quatro anos”

Em entrevista, o CEO do Lide China, José Ricardo dos Santos Luz Júnior,...

Fale conosco

Endereço
Rua Wisard, 23 – Vila Madalena
São Paulo/SP
Contatos

(11) 3093 2021
(11) 974 013 478