Logo Folha

Lei Anticorrupção completa sete anos em vigor, mas estados resistem a regulamentação

Lei Anticorrupção completa sete anos em vigor, mas estados resistem a regulamentação

Governos estaduais apontam dificuldade de obter dados do faturamento de empresas corruptas para aplicar multa; CGU diz desconhecer entrave

Raquel Lopes

BRASÍLIA  A aplicação da Lei Anticorrupção, que em janeiro completou sete anos em vigor, apesar de ser um mecanismo importante que prevê a responsabilização de pessoas jurídicas no âmbito civil e administrativo, ainda sofre resistência de regulamentação em alguns estados.

(…)

Valdir Simão acrescenta que não faz sentido a Receita se negar a compartilhar informações alegando sigilo fiscal, mas também não faz sentido deixar de aplicar multa porque não teve acesso aos dados.

“Ainda que não se tenha acesso ao faturamento, o órgão pode utilizar de estimativa para definir a base de cálculo da multa. A fonte originária é a própria empresa, ela tem que fornecer a informação ao órgão sancionador. Um segundo ponto é que os órgãos de informação tributária podem fornecer essa informação, que nos governos seriam as secretarias da Fazenda. E em terceiro lugar cabe ao órgão sancionador estimar o faturamento, existem várias formas de fazer isso.”

Cecilia Mello, sócia do Cecilia Mello Advogados e ex-juíza federal no TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), compartilha da mesma visão.

Ela acrescenta que a Receita não deveria negar os dados aos estados porque o próprio código tributário, ao tratar do sigilo fiscal, abre exceção para autoridades da administração pública com o objetivo de investigar suposta infração, desde que seja comprovada a instauração regular de processo administrativo.(…)

Leia aqui a íntegra 

Posts relecionados

Desafios no preenchimento da cota de pessoas com deficiência

Confira o artigo de Felipe Boechem, Paulo Peressin, Giulia Caruso e João Pedro...

Logo Conjur
É ilegal cobrar multa de segurado que cancela plano de saúde, diz TJ-SP

"A imposição de multa ao segurado que rompe contrato de plano de saúde...

Fale conosco

Endereço
Rua Wisard, 23 – Vila Madalena
São Paulo/SP
Contatos

(11) 3093 2021
(11) 974 013 478