Logo Valor

Justiça do Trabalho adota conciliação pré-processual

Justiça do Trabalho adota conciliação pré-processual

O procedimento pretende ser mais simples do que o de um processo, não tem custas e ainda dispensa a obrigatoriedade de advogados

Por Adriana Aguiar  — De São Paulo

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) aprovou, na sexta-feira, uma nova modalidade de solução de conflitos: a chamada reclamação pré-processual. Por meio dela, trabalhador ou empresa poderão levar um caso ao Judiciário para uma tentativa de conciliação a ser homologada pelo juiz, sem que exista um processo formal.

[…]

Antonio Carlos Aguiar, sócio do Peixoto e Cury Advogados, afirma que a conciliação sempre esteve presente no universo trabalhista, tanto que é obrigatória, após a abertura da audiência e antes da sentença. “O procedimento de mediação pré-processual é melhor ainda, uma vez que, antes mesmo de se buscar a solução por um terceiro [decisão judicial], os próprios interessados buscam a conciliação, servindo a Justiça apenas como uma facilitadora para esse fim”, diz ele, acrescentando que existem várias histórias de sucesso de mediação pré-processual coletiva nos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) de São Paulo e da região de Campinas (SP).

[…]

Confira a íntegra no Valor Econômico


Posts relecionados

Logo Estadão
Xuxa não é nazista

Em artigo, Bruno Salles Pereira Ribeiro discorre sobre as declarações da apresentadora Xuxa...

Professor receberá R$ 1 milhão por prisão na ditadura

João Pedro Brígido, do BBL Advogados, representou o professor

Fale conosco

Endereço
Rua Wisard, 23 – Vila Madalena
São Paulo/SP
Contatos

(11) 3093 2021
(11) 974 013 478