Investigação sem controle externo é brecha em novo Código Penal

Investigação de vítima sem controle externo é brecha em proposta de novo Código de Processo Penal

Ministério Público e juízes consideram que texto precisa de ajustes ao falar sobre apurações defensivas

19.jun.2021 às 23h15

Atualizado: 20.jun.2021 às 10h21

José Marques

SÃO PAULO

Suponha que um homem rico e influente, suspeito de aliciamento sexual de mulheres e de estupro, banque uma investigação paralela com o objetivo de devassar a vida de cada uma das vítimas para tentar provar que o que dizem não é digno de crédito.

Inclusive que, por meio dos seus advogados, ele busque cada uma dessas mulheres e as pessoas ligadas a elas para colher testemunhos. Tudo isso sem informar à Justiça e sem qualquer controle externo ou acompanhamento de autoridade pública.

Outra situação hipotética: um político é investigado sob suspeita de matar uma pessoa dentro de um apartamento. Sua defesa solicita e obtém os registros de vídeo do circuito interno antes da polícia, para uma investigação defensiva que pretende atribuir a outra pessoa a culpa pelo crime.

Advogados ouvidos pela reportagem discordam das críticas do Ministério Público.

“O limite da investigação [defensiva] fica restrito ao limite legal que você tem para não ferir direitos”, diz a advogada Cecilia Mello, que foi juíza do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região). “Eu não posso constranger uma testemunha. Se eu fizer isso, eu estou praticando uma ilegalidade.”

O advogado Daniel Gerber, especialista em direito penal econômico, diz que “ninguém será obrigado a se submeter à investigação defensiva”. “O que o código está abrindo é a possibilidade de assim o fazermos”, afirma.

“Apesar de sermos comparados ao juiz e ao promotor, todos nós como indispensáveis à administração da Justiça, a nossa investigação sem dúvida alguma tem muito menos poder que a do Ministério Público”, acrescenta.

Leia na íntegra: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2021/06/proposta-de-codigo-de-processo-penal-abre-espaco-para-suspeitos-investigarem-vitimas-sem-controle-externo.shtml


Posts relecionados

A MP 1026 e as mudanças no processo de vacinação contra a Covid

Em artigo, Marcus Vinicius Macedo Pessanha defende que a norma é essencial para...

Projeto sobre saneamento abre possibilidade de investimento

Wilson Sales Belchior, sócio do Rocha, Marinho e Sales Advogados, vê o projeto...

Fale conosco

Endereço
Rua Wisard, 23 – Vila Madalena
São Paulo/SP
Contatos

(11) 3093 2021
(11) 974 013 478