IGP-M alto dispara renegociação e troca de indexador

IGP-M alto dispara renegociação e troca de indexador para aluguéis

Mercado imobiliário assiste a corrida para substituição de cláusulas de reajuste

Por Gilmara Santos — De São Paulo

Principal indicador de referência para reajuste dos contratos de aluguéis, o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) disparou nos últimos meses pressionado por aumento do dólar, desajustes no setor industrial devido à pandemia de covid-19 e, mais recentemente, pela crise hídrica. Em 12 meses até setembro, o índice acumula alta de 24,86%. Em setembro de 2020, o acumulado era de 17,94%% em 12 meses.

A escalada levou locadores e locatários a trocarem o tradicional indicador de correção de aluguéis, o IGP-M, pelo IPCA (Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo), a inflação oficial. Novos contratos já contam com a mudança na cláusula de reajuste. Os antigos estão sendo negociados pela maioria dos proprietários de imóveis residenciais.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, se manifestou pelo não conhecimento de descumprimento de preceito fundamental. Entre os argumentos, avalia que a mudança do índice de reajuste dos contratos de locação não pode se dar abstratamente e de forma linear para todos os setores da economia.

A advogada Kizzy de Paula Mota, do Peixoto & Cury Advogados, concorda. “O procurador-geral foi muito técnico e também assertivo. O pedido do PSD é descabido pelo próprio manejo desse remédio constitucional que é a ADPF. O partido quer, na verdade, que o Supremo se manifeste sobre um assunto sem que tenham sido esgotado todas as vias”, diz.

Leia na íntegra: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/10/19/igp-m-alto-dispara-renegociacao-e-troca-de-indexador-para-alugueis.ghtml


Posts relecionados

Extinção dos juros sobre capital próprio pode desestimular contribuintes

Especialistas veem com preocupação proposta do Ministério da Economia para acabar com juros...

Os casos polêmicos (e antigos) que ficarão sob os cuidados de Kassio Nunes Marques no STF

Para o advogado Adib Abdouni, a indicação de Bolsonaro não deve influenciar nos...

Fale conosco

Endereço
Rua Wisard, 23 – Vila Madalena
São Paulo/SP
Contatos

(11) 3093 2021
(11) 974 013 478