Logo Folha

Fiscalizar posse legal de armas ficará mais difícil, alertam especialistas

Fiscalizar posse legal de armas ficará mais difícil, alertam especialistas

Criminalistas e estudiosos dizem que decretos de Bolsonaro podem alimentar tráfico e milícias

Gustavo Fioratti

SÃO PAULO O governo federal não pode garantir que o acúmulo de armas possibilitado por decretos do presidente Jair Bolsonaro, os últimos deles tendo sido publicados na sexta (12), permaneçam no mercado legal, dizem criminalistas e representantes de instituições que estudam fenômenos ligados à violência.

Eles temem que a flexibilização para aquisição de grandes lotes de pistolas e fuzis, bem como a falta de investimento em fiscalização, acabe gerando desvios da posse legal para a comercialização e a posse ilegais, principalmente pelo tráfico e as milícias.

(…)

“O presidente da República, no afã de regulamentar de forma sistemática os dispositivos do Estatuto do Armamento acerca do porte de arma de fogo, extrapolou os limites constitucionais do poder regulamentar; a desenfreada edição de decretos sob a suposta ideia de apenas regulamentar a lei, acaba por dissentir do espírito inicial do texto da lei”, diz o advogado constitucionalista e criminalista Adib Abdouni.(…)

Leia aqui a íntegra 


Posts relecionados

Logo Uol
Decisão do STF sobre André do Rap é correta, mas ineficaz, dizem advogados

Segundo Bruno Salles, o resultado abre precedentes para que o presidente da Corte...

Prisão, antecedente criminal e processo: consequências da lei de maus-tratos contra cães e gatos

O advogado André Damiani destaca a ausência de proporcionalidade em relação aos demais crimes...

Fale conosco

Endereço
Rua Wisard, 23 – Vila Madalena
São Paulo/SP
Contatos

(11) 3093 2021
(11) 974 013 478