logo do blog

Entenda o indulto de Natal

Entenda o indulto de Natal

Previsto na Constituição, perdão é concedido a condenados que cumprem os requisitos definidos pelo presidente da República

O anúncio do indulto de Natal pelo presidente da República é sempre aguardado com expectativa. Neste ano, o texto de Lula excluiu os condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Já em 2019, por exemplo, Jair Bolsonaro beneficiou policiais e militares que estavam detidos por crimes culposos, aqueles sem intenção, cometidos durante o exercício de suas funções. Em 2017, Michel Temer gerou controvérsia ao livrar condenados por corrupção, perdoando quatro envolvidos no Mensalão e um na Lava Jato.


Mas, afinal, o que é o indulto de Natal? E quais critérios são adotados?

A seguir, apresentamos cinco perguntas e respostas fundamentais sobre o tema:

O que é o indulto de Natal no Brasil?
O indulto de Natal é uma medida concedida pelo presidente da República, geralmente no final do ano, que resulta na extinção da pena de alguns condenados, baseando-se em critérios estabelecidos, como bom comportamento e cumprimento de parte da sentença.

Quais são os critérios para a concessão do indulto de Natal no Brasil?
Os critérios incluem bom comportamento carcerário, cumprimento de parte da pena e a ausência de condenações por crimes violentos ou hediondos.

O indulto de Natal é aplicado a todos os condenados no Brasil?
Não, o indulto de Natal é seletivo, levando em conta critérios específicos. Condenados por crimes violentos ou hediondos, por exemplo, geralmente não são contemplados com essa medida. Também não são contemplados aqueles condenados por crimes contra o meio ambiente e por crimes contra o Estado Democrático de Direito, como é o caso dos condenados pelos atos do 8 de janeiro. Chefes de facções criminosas também estão excluídos.

Como o indulto de Natal beneficia o sistema prisional brasileiro?
Busca aliviar a superlotação carcerária e promover a ressocialização, concedendo liberdade a detentos que demonstraram bom comportamento, contribuindo, assim, para a redução da pressão sobre o sistema prisional.

O indulto de Natal é uma prática exclusiva do Brasil?
Não, vários países adotam medidas semelhantes, buscando humanizar o sistema penal e oferecer clemência a detentos que atendem a critérios específicos estabelecidos pelas autoridades competentes.

Fontes: Agência Brasil, TJDFT , MPF e TJMG


Posts relecionados

logo do blog
Clientes da Original 123 são destaques no Leaders League

Ranking reúne os melhores escritórios do país em diversas categorias

logo do blog
Decifrando os limites para compensações tributárias: o impacto da MP 1.202

Conheça os detalhes cruciais sobre os limites estabelecidos para compensações tributárias após a...

Fale conosco

Endereço
Rua Wisard, 23 – Vila Madalena
São Paulo/SP
Contatos

(11) 3093 2021
(11) 974 013 478