Comércio e serviços buscam sobrevivência

Comércio e serviços buscam sobrevivência

Alívio nos impostos e crédito mais fácil são sugestões de lideranças do setor e especialistas

Com restrições ainda vigentes para a abertura de seus negócios devido à pandemia da covid-19, muitas empresas do comércio e de serviços enfrentam problemas para pagar dívidas e funcionários. Para evitar uma quebradeira em massa num cenário em que limitações de funcionamento deverão continuar a vigorar por mais tempo, especialistas e representantes desses segmentos apontam a necessidade de medidas mais efetivas que facilitem a tomada de crédito e ofereçam alívio temporário para o pagamento de impostos.

São setores que empregam muito e foram fortemente afetados pela crise – o comércio, por exemplo, tinha 15,9 milhões de trabalhadores nos três meses encerrados em fevereiro, segundo números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. No primeiro trimestre de 2020, antes do impacto da pandemia, o total mostrava 1,5 milhão de vagas a mais – 17,4 milhões.

A redução temporária de impostos também precisa ser analisada com mais ênfase pelo poder público, segundo Daniel Szelbracikowski, especialista em direito tributário da Advocacia Dias de Souza. “Se alguém tem que se endividar numa situação grave como a que vivemos é o Estado, assim como outros países fizeram.”

“São boas medidas, mas em razão da persistência da calamidade tudo isso acaba sendo insuficiente. As empresas, que geram os empregos do país, precisam de um pacote de medidas que contemple questões tributárias, trabalhistas, e que não se limite a dois ou três meses, mas que se estenda num horizonte além de quando toda a população estiver vacinada”, diz Szelbracikowski.

Leia na íntegra: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/05/11/comercio-e-servicos-buscam-sobrevivencia.ghtml

 


Posts relecionados

Logo Estadão
Trabalho remoto do Judiciário precisa ser observado com cautela

O contexto de pandemia e isolamento mundialmente vivido levou e está levando a...

Logo Conjur
Remuneração em feriado antecipado deve ser dobrada, dizem advogados

Segundo advogados, o empregado que precisar trabalhar deverá ser remunerado em dobro ou...

Fale conosco

Endereço
Rua Wisard, 23 – Vila Madalena
São Paulo/SP
Contatos

(11) 3093 2021
(11) 974 013 478