Atraso no pagamento do IR reduz ganhos de iniciantes na bolsa

Atraso no pagamento do IR reduz ganhos de iniciantes na bolsa

Um número considerável de investidores tem recolhido o imposto com multa e juros

Por Joice Bacelo — do Rio

Os ganhos na bolsa estão gerando um efeito colateral para investidores iniciantes. Advogados se dizem surpresos com a quantidade de pessoas físicas que está recolhendo Imposto de Renda com atraso e, consequentemente, tendo que pagar juros e multa de 20% sobre o valor devido. Esse fenômeno, afirmam, tem nome: desconhecimento.

Muitos esperaram pela declaração anual do Imposto de Renda, que, neste ano, se encerrou em maio, para informar sobre o lucro decorrente das transações realizadas no ano anterior. Um erro clássico de principiante, dizem os advogados. Os investimentos em renda variável demandam apuração mensal e o Imposto de Renda — que tem alíquota de 15% — deve ser pago até o último dia útil do mês seguinte ao da venda das ações.

É bastante provável, segundo os advogados, que o volume de atrasados ganhe mais corpo quando contabilizada a arrecadação de 2021. Afinal, frisam, o dia a dia nos escritórios tem mostrado que muitos investidores estão fazendo os pagamentos das vendas de 2020 somente neste ano de 2021.

“Dos casos que chegaram no escritório durante a declaração anual, todos que tiveram operações em renda variável não tinham recolhido o imposto. Precisaram pagar com multa e juros”, diz Renato Vilela Faria, sócio da área tributária do escritório Peixoto & Cury Advogados.

Leia na íntegra: https://valor.globo.com/legislacao/noticia/2021/06/22/atraso-no-pagamento-do-ir-reduz-ganhos-de-iniciantes-na-bolsa.ghtml


Posts relecionados

Logo Estadão
A covid-19 e a Emenda 95

O principal objetivo do orçamento público não pode ser combater o déficit fiscal,...

Lei Kandir: regulamentação deve reequilibrar receitas dos estados

Especialistas comentam a aprovação do texto final do PLP 133/2020, que regulamenta como...

Fale conosco

Endereço
Rua Wisard, 23 – Vila Madalena
São Paulo/SP
Contatos

(11) 3093 2021
(11) 974 013 478