XP é condenada a indenizar autônomos desligados da corretora
Logo após uma leva de escritórios de agentes autônomos de investimento ter anunciado sua saída da XP Investimentos, a corretora sofreu nova perda na Justiça em relação aos profissionais.
A corretora foi condenada a pagar multa contratual, indenização por danos materiais e morais para o escritório Ação Investimentos, que teve seu contrato com a XP rescindido, sob a alegação de quebra de confidencialidade.
A rescisão por si só não seria um problema, mas acontece que a corretora não respeitou o aviso prévio de 60 dias, previsto no contrato com o escritório de AAI.
Durante o período que deveria ser de aviso prévio, a XP também enviou e-mails para os clientes captados pelo escritório, noticiando o desligamento do Ação Investimentos e indicando um novo assessor, bem como bloqueou o acesso dos profissionais do escritório ao sistema da corretora.
Assim, de acordo com a decisão do juiz Eduardo Palma Pellegrini, da segunda vara empresarial e de conflitos de arbitragem do Tribunal de Justiça de São Paulo, a corretora causou “evidente dano moral”, já que comprometeu a credibilidade do escritório perante o mercado.
O desrespeito ao contrato, por si só, já exige que a corretora pague uma multa ao escritório. Além disso, a interrupção de pagamentos que seriam devidos durante o período de aviso prévio foi classificada como dano material ao escritório.
O valor a ser pago, segundo o escritório de advocacia Costa Tavares Paes Advogados, que assessorou a Ação Investimentos, deverá ficar entre R$ 1,5 milhão e R$ 2 milhões, no mínimo.
A corretora vai recorrer.
Em nota divulgada pelo jornal Valor Econômico, a XP disse concordar com a multa pela rescisão imediata (sem cumprir o aviso prévio), mas que vai recorrer da decisão por não concordar com pagamento de lucros cessantes e indenização por danos morais.
Tais condenações seriam “contraditórias ao reconhecimento de que todas as suas atitudes foram lícitas e contratualmente amparadas”, afirma a corretora.
*Imagem em destaque: Piqsels.com
https://monitordomercado.com.br/noticias/13458-XP-e-condenada-a-indenizar-autonomos-des