Receita aposta em calculadora para novo modelo de nota fiscal
A Receita Federal acredita que as empresas conseguirão emitir, sem dificuldades, as notas fiscais já adaptadas ao novo regime tributário sobre o consumo a partir de 1º de janeiro de 2026, quando começa a fase de testes. Isso porque, pela primeira vez, os contribuintes poderão contar com uma calculadora, desenvolvida pelo Fisco, que mostrará o valor exato para recolhimento da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que vai substituir os atuais impostos federais sobre o consumo.
Na contagem regressiva para a virada da chave, empresários se preocupam com prazo curto e com as mudanças trazidas pelo novo modelo de nota fiscal eletrônica.
Priscila Regina de Souza, sócia da área tributária do Loeser e Hadad Advogados, também pondera que a precisão da calculadora dependerá “diretamente da correção dos dados inseridos pelo usuário, o que também pressupõe treinamentos adequados para as pessoas que estarão diretamente na linha de frente”.
[..]
Para Marcio Alabarce, sócio do Canedo, Costa, Pereira e Alabarce Advogados, a calculadora oficial é uma ferramenta útil. “Porém, não endereça o principal desafio neste momento de mudança que é da reprecificação, a partir dos valores e impostos atuais.”
