
31/07/2020
Privacidade e tecnologia 5G
O Brasil tem um grande desafio pela frente, que é conter abusos para se beneficiar dos avanços que a tecnologia 5G oferece
Por André Damiani, Marina Dias e Diego Henrique
31/07/2020 05h01 Atualizado há 2 horas
A pretexto de facilitar a vida de seus usuários, as primeiras gerações de tecnologia móvel – exploradas pelos Estados Unidos desde a década de 1950 – introduziram na rotina das pessoas mecanismos digitais de coleta e compartilhamento de informações sobre o comportamento humano. O potencial desse oceano de dados, no entanto, seria proporcional à capacidade de organização, processamento e integração dessas informações.
As principais economias mundiais revezaram o favoritismo na corrida por uma nova geração de tecnologia capaz de extrair valor máximo dessa imensidão digital. A China abriu larga vantagem ao construir e testar, em 2018, a primeira rede de infraestrutura 5G do mundo. Em parceria com o governo, a China Mobile – maior operadora de telefonia móvel do país – equipou mais de dez quilômetros de rodovias públicas com torres de transmissão e processamento, capazes de estabelecer comunicação sem fio com veículos autônomos.
O Brasil tem um grande desafio pela frente, que é conter abusos para se beneficiar dos avanços que a tecnologia 5G oferece
Leia a íntegra
https://valor.globo.com/legislacao/noticia/2020/07/31/privacidade-e-tecnologia-5g.ghtml
