Logo Valor

Empresas irão testar a partir de julho sistemas operacionais da CBS

Logo Valor

Empresas irão testar a partir de julho sistemas operacionais da CBS

A Receita Federal dará início a partir de 1º de julho ao projeto-piloto para que as empresas testem os sistemas operacionais da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), o novo tributo federal criado com a reforma tributária do consumo. A expectativa é que cerca de 500 empresas sejam chamadas ao longo do segundo semestre deste ano para participar do programa. A CBS vai substituir, a partir de 2027, o PIS, a Cofins, o IOF-Seguros e, parcialmente, o IPI.

Marcio Alabarce, sócio da área tributária no Canedo, Costa, Pereira e Alabarce Advogados, também vê com otimismo a iniciativa do governo. “É praticamente um sandbox fiscal com o objetivo de testar o novo sistema e suas funcionalidades”, diz.

Ele pondera, apenas, que é importante que a Receita dê transparência a toda a sociedade acerca desse trabalho. “Esses 500 selecionados devem ser uma amostra representativa dos diferentes portes, segmentos econômicos e também abranger um número razoável de cada um dos regimes especiais, diferenciados e específicos dessa nova matriz tributária. Algo que a Receita Federal poderia fazer seria disponibilizar o sistema para acesso geral, como no passado se fez em alguma das versões do Siscomex, em que havia um modo de treinamento disponível”, afirma.

Leia mais em Valor Econômico


Posts relecionados

Entre leis e algoritmos: regulação, prática jurídica e inteligência artificial

O artigo é de Anna Luiza Silva, Beatriz Haikal e Daniel Becker, do...

Coluna Mônica Bergamo | Palestra com Deirdre McCloskey

O advogado Eduardo Diamantino convidou a economista Deirdre McCloskey para dar palestra a...

Fale conosco

Endereço
Rua Wisard, 23 – Vila Madalena
São Paulo/SP
Contatos

(11) 3093 2021
(11) 974 013 478