Brasil precisa lutar contra o tarifaço igual Churchill

Tributarista à CNN: Brasil precisa lutar contra o tarifaço igual Churchill

Sacha Calmon defende que o Brasil deve diversificar mercados e resistir ao “imperialismo econômico” dos EUA, fazendo paralelo com a resistência britânica ao nazismo

Em entrevista ao CNN 360º, o advogado tributarista Sacha Calmon fez uma analogia histórica ao defender que o Brasil deve resistir às pressões tarifárias dos Estados Unidos com a mesma determinação que Winston Churchill enfrentou o regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Calmon criticou a postura dos Estados Unidos em relação ao comércio internacional, comparando as atuais políticas comerciais americanas à estratégia colonial britânica de “dividir para reinar” aplicada na Índia.

O tributarista destacou a relevância econômica do Brics, ressaltando que seus membros são responsáveis por 33% das terras agricultadas e cerca de 45% da produção mundial de bens e serviços. Segundo ele, o cenário atual apresenta um embate entre o unilateralismo, ou imperialismo econômico, e o multilateralismo estabelecido pelas instituições do pós-guerra.

Calmon apontou que os Estados Unidos têm se posicionado contra diversos parceiros comerciais importantes, incluindo a Europa Ocidental, Índia, China e Brasil. Para ele, a única alternativa viável para o país é diversificar mercados e “apertar os cintos”, rejeitando uma postura de submissão às pressões comerciais norte-americanas.

Leia em CNN


Posts relecionados

Ação de Bolsonaro contra Moraes “não deve ter repercussão jurídica”, diz professor

Georges Abboud, sócio do Warde Advogados, fala sobre a notícia-crime do presidente Jair...

Ano foi marcado por novas regras de recall

RETROSPECTIVA 2019 Ano foi marcado por novas regras de recall no Direito do...

Fale conosco

Endereço
Rua Wisard, 23 – Vila Madalena
São Paulo/SP
Contatos

(11) 3093 2021
(11) 974 013 478