Apesar de ataques, Banco Central mantém lançamento do Pix Parcelado para setembro
Apesar do aumento do volume de trabalho por causa dos recentes ataques hackers, o calendário de lançamento do Pix Parcelado está mantido e a novidade deve ser divulgada ainda neste mês, informou o Banco Central (BC) no sábado. O Pix Parcelado tem o objetivo de padronizar as ofertas de Pix em forma de crédito que já existem no mercado.
Inicialmente, o Valor mostrou que havia a possibilidade de adiamento do lançamento, mas que a decisão ainda não tinha sido tomada. Na semana passada, o BC também havia informado que as regras seriam divulgadas no segundo semestre deste ano.
A ideia do novo lançamento é uniformizar a experiência dos pagamentos parcelados e incorporar princípios de educação financeira, além de dar mais transparência na contratação da modalidade.
Marcel Mascarenhas, sócio do Warde Advogados e ex-procurador-geral adjunto do Banco Central, destacou a qualificação da equipe do BC e disse que é possível garantir monitoramento adequado na realidade atual, tanto que a autoridade monetária “tem tido êxito” no bloqueio a ataques cibernéticos e no monitoramento de falhas de segurança em instituições reguladas. No entanto, o advogado mostrou preocupação com as perspectivas para a atuação do BC nessas frentes, se o cenário de baixo investimento continuar.
“Há uma preocupação no mercado com o tamanho dessa equipe e com a disponibilidade de recursos orçamentários para investir continuamente em novas ferramentas de proteção”, disse.