Logo Valor

Anistia poderia livrar Bolsonaro da prisão, mas ele continuaria inelegível

Logo Valor

Anistia poderia livrar Bolsonaro da prisão, mas ele continuaria inelegível

Mesmo que obtenha uma anistia por meio da via Legislativa para os crimes associados à tentativa de golpe de Estado, o ex-presidente Jair Bolsonaro continuaria inelegível, porque a inelegibilidade foi decretada em outro julgamento, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se conseguisse um acordo com o perdão também por essa ação eleitoral, a constitucionalidade da medida acabaria sendo analisada pelo mesmo Supremo Tribunal Federal (STF) que agora julga o ex-presidente.

Conforme o constitucionalista Lenio Streck, uma eventual anistia costurada pelo Congresso só poderia ter efeito após o trânsito em julgado, ou seja, quando não for mais possível recorrer da decisão judicial de condenação. Se aprovada, a anistia teria que ser dirigida a “condenado” por tentativa de golpe; dessa forma, seria válida.

No Supremo, o caso de Daniel Silveira, deputado que recebeu indulto de Jair Bolsonaro, pode indicar qual seria o posicionamento da Corte a respeito, afirma Leandro Sarcedo, sócio criminalista na Massud, Sarcedo e Andrade Sociedade de Advocacia.

Em 2023, o indulto foi considerado inconstitucional pela maioria do Plenário, levando em consideração que o benefício foi concedido por “simples vínculo de afinidade político-ideológico”, o que é “incompatível com os princípios constitucionais da impessoalidade e da moralidade administrativa”.

Em seu voto, na época, o ministro Luiz Fux acrescentou que as ameaças proferidas pelo ex-deputado configuravam crime político, contra o Estado Democrático de Direito, o que impediria a concessão de indulto ou anistia (ADPFs 964, 965, 966 e 967).

Leia a íntegra em Valor Econômico


Posts relecionados

Logo Estadão
Limites de punição do abuso de poder religioso

A Justiça Eleitoral não está impedida de agir quando se constatar efetivo abuso...

Logo Valor
Receita autoriza crédito de PIS/Cofins sobre frete

Solução de Consulta nº 90 da Coordenação-Geral de Tributação marca mudança de interpretação...

Fale conosco

Endereço
Rua Wisard, 23 – Vila Madalena
São Paulo/SP
Contatos

(11) 3093 2021
(11) 974 013 478