Veja os tipos de seguro e qual é a cobertura em caso de enchente
Moradores do Rio Grande do Sul com imóvel financiado pagaram seguro obrigatório e devem ter indenização por danos das chuvas
Matheus Oliveira
SÃO PAULO
Moradores do Rio Grande do Sul com casas, carros, negócios e plantações afetados pelas enchentes podem ter os prejuízos cobertos pelo seguro, caso tenham contratado uma apólice e dependendo do que diz o contrato.
[…]
A Advogada Janaína De Castro Galvão, sócia da área Cível e de Resolução de Conflitos do Innocenti Advogados, afirma que alguns seguros residenciais podem incluir coberturas para danos causados por catástrofes naturais, como inundações, terremotos, entre outros, dependendo da apólice contratada. Tudo depende do modelo contratado.
Segundo ela, o seguro, seja residencial ou automotivo, deve ser acionado o quanto antes. “Em caso de sinistro por enchentes e inundações, é fundamental seguir os procedimentos estabelecidos pela seguradora e fornecer toda a documentação necessária para a avaliação e indenização do dano. Na apólice deverá constar a forma correta de acionar a seguradora e a lista dos documentos a serem fornecidos.”
A especialista acrescenta que é importante o registro dos danos materiais causados pelas enchentes. Ela aconselha a captura de fotos e vídeos com os estragos na residência, documentos danificados, pertences perdidos, entre outros, pois essas informações serão úteis ao acionar o seguro e buscar programas governamentais de auxílio a vítimas de desastres naturais.
[…]
