Logo Valor

Supremo Tribunal Federal encerra disputa de atletas com Receita

STF encerra disputa de atletas com Receita

Discussão envolve a prestação de serviços por pessoas jurídicas

Por Beatriz Olivon — De Brasília

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que é constitucional a previsão da Lei nº 11.196, de 2005, que concede incentivos fiscais à prestação de serviços intelectuais por pessoas jurídicas. Com o entendimento, artistas, atletas, médicos, publicitários e outros profissionais liberais que abrem empresas para receber pagamentos – por cessão de direito de imagem e palestras, por exemplo – conseguiram um precedente relevante.

Já havia maioria de votos no Supremo desde junho, mas o julgamento no plenário virtual só terminou na última sexta-feira, com o voto do ministro Dias Toffoli – somando oito votos a favor e dois contra. O ministro Luís Roberto Barroso declarou suspeição e não votará.

(…)

Para o advogado Tiago Conde, sócio da área tributária do Sacha Calmon Misabel Derzi, o artigo 129 ser considerado constitucional é relevante para manutenção da economia, principalmente no cenário atual. Segundo o advogado, não há prejuízo ao Fisco já que eventual conduta de maquiagem de contrato poderá ser objeto de questionamento judicial.

Leia aqui a íntegra


Posts relecionados

Um ano após sua entrada em vigor, Lei da Igualdade Salarial resulta em batalha de liminares

Gisela da Silva Freire, sócia do Peixoto & Cury Advogados, foi consultada

Contratos, agronegócio e análise econômica do Direito

Contratos no agronegócio promovem eficiência e gestão de riscos

Fale conosco

Endereço
Rua Wisard, 23 – Vila Madalena
São Paulo/SP
Contatos

(11) 3093 2021
(11) 974 013 478