Logo Valor

Entenda as regras para isenção do IR em caso de doença grave

Entenda as regras para isenção do IR em caso de doença grave

Na via judicial, os herdeiros estão autorizados a ingressar com ação em nome de beneficiário falecido, pleiteando o reconhecimento do direito à restituição dos valores indevidamente retidos

Por Valor  — São Paulo

Este ano, a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física deverá ser feita entre os dias 15 de março e 31 de maio, segundo a Receita Federal. O que pouca gente sabe, no entanto, é que existe a possibilidade de isenção do IR no caso de portadores de algumas moléstias graves. E mesmo herdeiros de beneficiários já falecidos podem buscar restituição na Justiça.

[…]

advogada tributarista Julia Rodrigues Barreto, do escritório Innocenti Advogados, aborda em cinco perguntas e respostas os requisitos e pontos principais relativos a este direito, para não se correr o risco de cair na malha fina:

1 – Quais são os requisitos para concessão do direito à isenção do Imposto de Renda em razão de moléstia grave?

 

O inciso XIV do artigo 6º da Lei nº 7.713/1988 autoriza a concessão da isenção do Imposto de Renda sobre proventos de aposentadoria percebidos por portadores de moléstias graves. Ressalta-se que, da mesma forma como ocorre com os proventos de aposentadoria, sua complementação, reforma e pensão também são agraciadas pela norma isentiva, consoante dispõe o Regulamento do Imposto de Renda, em seu artigo 35, inciso II, §4º, III, todos do Decreto nº 9.580/2018.

Portanto, é possível pleitear a isenção do Imposto de Renda, pela via administrativa ou judicial, quando o contribuinte for aposentado, reformista ou pensionista e, cumulativamente, for portador de uma das moléstias graves elencadas no inciso XIV do artigo 6º da Lei nº 7.713/1988. Ressalta-se que, na via judicial, além de pleitear a cessação dos descontos de Imposto de Renda, também é possível requerer a restituição do montante indevidamente retido nos últimos 5 anos, salvo quando a moléstia grave tiver sido diagnosticada em prazo inferior a este.

[…]

 

Confira a íntegra no Valor Econômico


Posts relecionados

Logo Conjur
Despesas com LGPD podem gerar créditos de PIS e Cofins

Confira o artigo de Guilherme Saraiva Grava e Thiago Alves Cordeiro, no Consultor...

Violência patrimonial: o que é, como identificar e o que diz a lei

Daniela Rocegalli e Daniel Bialski falaram ao portal Inteligência Finaceira sobre o assunto

Fale conosco

Endereço
Rua Wisard, 23 – Vila Madalena
São Paulo/SP
Contatos

(11) 3093 2021
(11) 974 013 478